quarta-feira, 10 de março de 2010

Depoimentos

** Meu nome é Inez Angelina da Fonseca, sou professora, tenho 42 anos, aos 39 anos recebi o diagnóstico de câncer de mama, após a cirurgia de quadrantectomia, retirada de 1/4 da mama direita, depois do tratamento de radioterapia e quimioterapia e todos os seus efeitos colaterais... eu me dei conta que tinha o meu feminino , o meu ser mulher estava "virado do avesso" tinha muitas dúvidas: de como vai ser depois do tratamento, esse contato com meu corpo, com a sexualidade, com a mama menor... esses "fantasmas", "medos" me rondava... e isso provocou desânimo, baixa auto-estima... e encontrei na Dança do Ventre o caminho para esse resgate, redescoberta da minha sensualidade, da minha sexualidade. Depois da Dança do Ventre comecei a perceber novamente meu corpo, meus seios, minha sensualidade.
Acredito que se eu fizesse terapia, toda essa percepção, essas descobertas, esse reencontro comigo mesmo... deveria demorar um bom tempo e seriam muitas as sessões de análise. A Dança do Ventre mexeu com tudo isso, em pouco tempo e o melhor eu nem percebi. Quando me dei conta, já estava tudo em ordem.
Hoje, posso dizer que a Dança do Ventre colaborou para o meu bem estar físico e foi fundamental para o meu reequilibrio emocional, para o meu reencontro comigo mesma e a redescobrerta de uma "nova mulher".

***Nadja Maria
53 anos, casada, advogada.
cirurgia de quadarante de mama.

Minha experiência com a Dança do Ventre foi uma grata surpresa.
Nunca havia tido outra experiência com o mundo da dança, a não ser como expectadora.
Adorei!!!, não imaginava que fosse capaz de executar os movimentos que foram ensinados,nem como através da Dança do Ventre movimentaria tantos músculos e partes do meu corpo.
Foi uma experiência incrível!!! Redescobri minha sensualidade, aprendi a valorizar meu corpo, mesmo tendo ganho alguns quilos durante o tratamento quimioterápico. Me sinto bonita e sensual e tudo isso contribuiu para deixar nossa vidas, minha e de meu marido muito melhor.

**Márcia
Tenho 49 anos, casada, dois filhos.
A vida parecia perfeita até eu passar pela experiência de um tratamento de um câncer de mama.
Após 6 sessões de quimioterapia, uma cirurgia e 30 sessões de radioterapia eu estava pronta para recomeçar minha vida. Parecia simples, mas as sequelas desse tratamento eram muito evidentes. Eu me sentia feliz por estar curada, mas ao mesmo tempo parecia que eu jamais voltaria a me sentir uma mulher novamente. Sem cabelos, com várias cicatrizes, com movimentos do braço reconquistados com muita fisioterapia e força de vontade pensei que jamais estaria bem comigo mesma.
Fui convidada a fazer parte da dança do ventre onde conhecí várias companheiras de luta.Foi então que, com a dança, passei a sentir meu corpo como nunca havia sentido antes. Percebi que a mulher não é só um peito mutilado, mas ela um conjunto de cabeça, quadris, braços, pernas etc... que podem conviver harmoniosamente com beleza e sensualidade. A dança me fez enxergar que a vida que já era linda agora ficou mais colorida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário