quinta-feira, 14 de abril de 2011

Massagem perineal: prevenindo a episiotomia

Durante o parto natural podem ocorrer lesões na musculatura do períneo durante a passagem do bebê, a massagem ajuda a evitar este tipo de lesão.
A massagem perineal é um tipo específico e delicado de massagem realizada na região genital feminina. Ela é importante na preparação para o parto, pois aumenta a elasticidade da musculatura evitando lesões do períneo. Promove o relaxamento e alongamento progressivo da musculatura do períneo, a partir de lentos e delicados movimentos circulares ao redor da entrada da vagina. A massagem relaxa e alonga progressivamente os tecidos. Ela também contribui de maneira decisiva para a conscientização e auto-percepção da mulher, fundamental para o relaxamento consciente do local, necessários para a passagem do bebê.
O ideal é pedir para que outra pessoa realize a massagem, pois a barriga dificulta alcançar a região e a posição para se realizar a auto-massagem pode não ser muito confortável.
Para realizar a massagem procure um local tranqüilo e uma posição confortável, cuidado para não tencionar a coluna. A melhor posição costuma ser deitada, de forma que se possa relaxar todo o corpo. Caso vá realizar a auto-massagem as melhores posições costumam ser de cócoras ou em pé e a massagem deve ser feita com os polegares.
Lembre-se de lavar bem as mãos e utilize gel lubrificante ou óleo de coco para realizar a massagem.

Como fazer a massagem

Com o indicador e o dedo médio da mesma mão realize movimentos circulares delicados ao redor da entrada do canal vaginal, concentrados na porção posterior (parte de trás da entrada da vagina, perto do ânus). Não massageie a região da uretra (pequeno orifício por onde sai a urina, logo abaixo do clitóris) para evitar irritação e infecções.

Após ter conseguido o relaxamento suficiente da região superficial os dedos devem ser lentamente introduzidos na entrada do canal vaginal. Os movimentos circulares devem ser substituídos por semi-círculos (deslizamentos em forma de "U"). Deve-se procurar a linha da MAP (musculatura do períneo)  há cerca de 2 centímetros para dentro da vagina: é um local mais "apertado", onde é sentida, por exemplo, a pressão durante o ato sexual.
Os dedos, levemente curvados para dentro da vagina, devem ser posicionados na altura da MAP, puxando a musculatura para baixo (na direção do ânus). Deve-se observar uma sensação igual ao alongamento muscular. Esta sensação do alongamento (semelhante a um leve desconforto, latejante, ou uma ardência mais profunda deve ser sustentado por alguns segundos. Caso sinta algum desconforto diferente ou dor interrompa a massagem e fale com seu fisioterapeuta especialista ou médico ginecologista.
Na sequência deve-se aliviar a pressão e retornar aos movimentos em "U", repetindo em seguida a pressão para cada um dos lados da vagina (na direção de cada uma das coxas) do mesmo modo que foi descrito acima.
Por fim podem ser realizados suaves "movimentos de serra" (deslizando os dedos em vai-e-vem, entrando e saindo da vagina, juntamente com o movimento de deslizar os dedos em forma de "U").
A massagem deve ser realizada todos os dias a partir de 30 semanas de gestação.

Lembre-se: a massagem perineal é apenas a forma mais simples de preparar o períneo, para uma boa preparação para o parto é importante o treino desta musculatura, com enfoque na coordenação motora e na auto-percepção. Consulte um fisioterapeuta especialista para um plano completo de preparação para o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário