sábado, 30 de julho de 2011

Doula, o que é isso?

A palavra "doula" tem origem grega e significa "mulher que serve". Hoje em dia as doulas são mulheres que dão suporte físico e principalmente emocional a gestantes antes, durante e após o parto.
Hoje em dia com a medicalização do parto as mulheres perderam o poder e a autonomia sobre este evento natural e fisiológico. Antigamente era comum que as mulheres assistissem ao parto das suas familiares que na maioria das vezes eram realizados em casa. As outras mulheres da familia não só ajudavam durante o parto como davam apoio antes e após, auxiliando a nova mãe com os afazeres e dando apoio emocional. Atualmente com famílias menores e com a falta de tempo na sociedade moderna as mulheres perderam este apoio familiar e também a vivência do nascimento natural, devido também à cultura da cesariana. Assim elas acabam tendo que passar por todo este processo sozinhas.
Durante o parto a equipe médica está muito concentrada nos aspéctos técnicos do parto, cada um com sua função bem definida, mas quem cuida do bem estar físico e emocional da mulher que está dando a luz? Aí que entra a doula.
A doula cuida exclusivamente da parturiente suprindo suas necessidades físicas e emocionais, fazendo massagens para aliviar a dor, ajudando a caminhar, dando apoio emocional e acalmando a nova mamãe, amenizando os desconfortos principalmente emocionais causados pelo ambiente hospitalar.
Antes do parto a doula também informa e orienta a gestante sobre o processo do parto e seus eventos fisiológicos, assim como trabalha respirações e posturas que podem ser utilizadas neste momento para aliviar a dor e acelerar o processo.
Pesquisas demonstram que a presença de uma doula no parto:
- dimninui em 50% as taxas de cesárias;
- diminui em 20% a duração do trabalho de parto;
- diminui em 60% os pedidos de anestesia;
- diminui em 40% o uso de ocitocina;
- diminui em 40% o uso de fórceps.
Vale lembrar que doulas não fazem parto, apenas acompanham a gestante neste processo dando apoio físico e emocional a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário