segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pranayamas para respirar bem enquanto espera

Durante a gestação você pode ter dificuldades para respirar e ficar ofegante. Isso se deve, no início da gestação, à sua mudança hormonal. Durante o primeiro trimestre a grande descarga de progesterona pode deixar sua respiração mais curta e rápida e durante o terceiro trimestre é o bebê que empurra seu diafragma tornando mais difícil a expansão dos pulmões e deixando novamente sua respiração mais curta e rápida. Isso tudo é normal, mas pode ser amenizado praticando exercícios e principalmente fazendo meditação e exercícios respiratórios como os pranayamas utilizados no yoga.


Exercicio 1- Adhama pránana, a respiração abdominal

Sente-se com a coluna ereta, coloque suas mãos suavemente sobre o baixo ventre. Respirando pelo nariz esvazie totalmente seus pulmões contraindo o ventre. Permaneça por um instante sem ar. Deixe então o ar entrar devagar expandindo naturalmente a musculatura do baixo ventre e em seguida a parede abdominal conforme for enchendo a parte inferior dos pulmões. Não retenha o ar. Então expire recolhendo os músculos abdominais. Continue respirando assim. Relaxando o abdômen ao inspirar e contraindo ao expirar. Faça esta respiração no ritmo mais lento que conseguir.
Efeitos do exercício: Este exercício promove uma massagem nos órgãos abdominais, melhorando o seu funcionamento. Elimina a ansiedade e aumenta a força de vontade, a concentração e a vivacidade mental. Feita sem esforço, revitaliza e predispõe a pessoa a uma atitude aberta e receptiva, tendendo a aceitar a realidade tal como é.

Exercício 2 - Prána kriyá, a respiração completa


Sente-se numa posição que consiga manter a coluna ereta confortavelmente. Feche os olhos e observe sua respiração. Sinta o ar entrando nos seus pulmões. Relaxe. Agora elimine todo o ar dos seus pulmões e contraia o abdômen. Comece a inspirar expandindo o ventre e o diafragma deixando que o ar entre na parte baixa dos seus pulmões, em seguida na área média, descontraindo a musculatura intercostal e depois o ápice dos pulmões. Sinta seus pulmões se abrindo e recebendo a energia do ar (prana). Então expire suavemente soltando o ar da parte alta, depois da parte média, retraindo os músculos intercostais, e, por fim, da parte baixa, contraindo o abdômen e fazendo com que o diafragma se eleve.
Continue fazendo esta respiração completa suavemente e de forma cadenciada tentando prolongar o tempo de cada fase. Assim você enche os pulmões de baixo para cima e os esvazia de forma inversa, de cima para baixo.
Efeitos do exercício: Ele aumenta consideravelmente a capacidade pulmonar, a resistência e o tônus geral do organismo, desintoxica e oxigena as células, revitaliza, rejuvenesce e tonifica. No aspecto psíquico, promove a receptividade, atitude aberta em relação ao mundo, expansão total de si, concentração, entrega, felicidade. Aumenta a elasticidade da estrutura ósseo-muscular, dissolve tensões somatizadas na região abdominal, nos ombros e no pescoço.
Quando respiramos de forma completa e consciente as idéias ficam mais claras, a tristeza se transforma em felicidade, a agitação em serenidade, a insegurança em autoconfiança, o desânimo em entusiasmo e seu bebê recebe os mesmos benefícios que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário