sexta-feira, 23 de março de 2012

Tratamento da Incontinência urinária e incontinência na gestação

Tenho percebido que cada dia mais mulheres acessam o blog procurando saber sobre a incontinência urinária. Então resolvi escrever um pouco mais sobre isso. Primeiro vamos entender o que é a incontinência.
Incontinência urinária é a perda de urina involuntária, seja apenas uma gota ou um grande jato, seja a pequenos esforços ou a grandes esforços, como por exemplo, levantar da cadeira, tossir, espirrar, vomitar, correr, etc. Há algum tempo este era um problema mais comum com mulheres na menopausa, mas hoje em dia está cada vez mais frequente em mulheres jovens, e quando eu digo jovens, quero dizer mulheres de 25 a 30 anos. Por que isso esta ocorrendo? Porque nossa vida moderna anda cada vez mais sedentária, porque sentamos o tempo todo em cadeiras macias, dormimos em camas gostosas e quando fazemos exercícios são sempre os que não favorecem em nada nosso períneo, como as aulas de jamp, corrida ou musculação excessiva. Não estou dizendo que vocês devem parar estas atividades, mas que é necessário que se tenha uma consciência do períneo para ativá-lo durante elas, pois a força do impacto é transferida para o períneo e se ele não estiver forte o suficiente e sua contração não for ativada durante o esforço irá ocasionar a perda de urina. (Para saber mais sobre o assoalho pélvico acesse a postagem sobre exercícios para prevenis a incontinência urinária http://espacoabertto.blogspot.com.br/2011/11/exercicios-para-prevenir-incontinencia.html)

E na gestação, por que pode ocorrer a incontinência urinária? Durante a gestação seu útero aumenta muito de tamanho e dentro dele cresce um bebê com um peso considerável. Quem é que segura este peso todo? Seu períneo! Se ele não estiver forte a carga constante sobre ele associada ao fator hormonal da gestação podem levar à perda de urina. É mais comum ocorrer no ultimo trimestre da gestação, quando o bebê já ganhou bastante peso, porém tenho acompanhado muitas mães que já começam a ter sintomas no fim do primeiro trimestre.

Normalmente os sintomas desaparecem por volta de 6 semanas após o parto, mas é importante tratar mesmo assim, pois os sintomas são um alerta de que sua musculatura está enfraquecida e se não tratar, porque os sintomas desapareceram após o parto, provavelmente em alguns anos eles reapareceram mais intensos, pois um músculo fraco que não é fortalecido tende a enfraquecer cada dia mais.
O ideal é procurar um profissional logo nos primeiros sintomas de perda, pois quanto antes se iniciar o tratamento mais rápida e fácil será a reabilitação.

Como é esta reabilitação e qual profissional procurar?

Acho que esta é uma dúvida muito frequente, pois o tratamento ainda é pouco divulgado e mesmo alguns médicos ainda não tem conhecimento deste. Quem faz a reabilitação do assoalho pélvico, da incontinência urinária, é a fisioterapia.

Na internet existem muitos sites ensinando exercícios para prevenir a incontinência, o que é ótimo! Porém nem sempre eficaz... pois, muitas, muitas mulheres tem dificuldade em identificar esta musculatura e fazer a contração correta. Algumas acabam fazendo uma força de expulsão, ao contrário do que deveriam fazer e isso acaba por lesar ainda mais e agravar a incontinência. Outras conseguem contrair, mas tem dificuldade em relaxar e acabam causando uma tensão excessiva que também prejudica. Sendo assim, é importante consultar uma fisioterapeuta para que ela avalie seu problema e te oriente quanto a forma correta de contrair e relaxar.

A fisioterapeuta fará uma avaliação desta musculatura, de sua força, resistência e coordenação, assim como dos sintomas. Após diagnosticada a causa da incontinência será traçada uma conduta, ou seja, um direcionamento para o tratamento, que normalmente é composto por um trabalho de consciência corporal com enfoque no assoalho pélvico, para que você consiga identificar esta musculatura e sua contração e relaxamento, para que entenda como ela funciona e qual o mecanismo da continência e da incontinência urinária. A fisioterapeuta te mostrará imagens anatômicas para que você entenda e visualize a musculatura que será trabalhada. Também será feito o fortalecimento através de exercícios voltados para o assoalho pélvico e com certeza a fisioterapeuta também irá te passar alguns exercícios para fazer em casa.

Gestantes não só podem como devem fazer o tratamento, não existem contra-indicações durante a gestação, muito pelo contrário, se recomenda inclusive que se faça consultas preventivas com a fisioterapia, assim como mulheres que não apresentam nenhum sintoma também podem procurar a fisioterapia para prevenir a incontinência urinária. Afinal prevenir é sempre o melhor caminho não é?!

A fisioterapia é bem eficaz no tratamento da incontinência urinária, após duas sessões você com certeza já perceberá uma melhora significativa. Então não espere! Ao primeiro sintoma procure uma fisioterapeuta especializada em uroginecologia e cuide da sua saúde.


Para marcar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato: thatianebm@yahoo.com.br ou (11) 96422-5000

Um comentário:

  1. Para marcar uma consulta ou tirar dúvidas entre em contato:
    thatianebm@yahoo.com.br
    (11) 6422-5000

    ResponderExcluir