terça-feira, 19 de junho de 2012

Liberdade para nascer


Neste ultimo domingo, mulheres, homens, crianças e bebês se reuniram em várias cidades do Brasil na Marcha do parto em casa, um movimento não só pelo direito ao parto domiciliar, mas que vai muito além...que luta pela liberdade de escolha, pela garantia de um parto digno, respeitoso e amoroso, seja ele domiciliar, hospitalar ou em casa de parto. Um movimento que luta contra as cesárianas desnecessárias, que colocam em risco mães e bebês. Uma luta por mais informações na hora da escolha do tipo de parto, por evidências científicas e cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde.
Eu não sou contra a cesária, sou a favor da liberdade. Acredito que toda mulher tem o direito de escolher o que acha melhor para si mesmo e para seu bebê, com tanto que esta escolha seja consciente e construida com base em informações verdadeiras e evidências científicas e não em mitos e terrorismo que nos desempoderam e nos fazem tomar decisões por medo e pressão da sociedade.
Acredito que é através da informação que conseguiremos nos reempoderar do parto e garantir um nascimento com mais respeito e amor.
Agora é o momento mulheres! Se informem! Não acreditem em mitos e caroxinhas, procurem as evidências científicas! Se empoderem de seu corpo, se empoderem do seu parto!
Por que "para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer".

POr Thati Menendez

Nenhum comentário:

Postar um comentário