quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dançando para parir.



Como eu sempre digo! A dança do ventre ajuda a conectar com o corpo, desperta a escuta seus sinais ajudando a mulher a se preparar para o parto. Quando ela é utilizada durante o trabalho de parto, ajuda a relaxar a musculatura da pelve, permitindo que ela se abra para a passagem do bebê, alivia a dor, ajuda o bebê a descer e encaixar acelerando o trabalho de parto.
Este vídeo está em espanhol, mas da para entender um pouco.
A fisioterapeuta fala de uma coisa que eu sempre digo para as mulheres e que é importantíssima! O cuidado com a nossa musculatura do assoalho pélvico.
Durante a gestação e após o parto é comum que a mulher tenha perda involuntária de urina, principalmente ao tossir, espirrar, dar gargalhadas ou pegar peso, isso é a incontinência urinária. Acontece devido aos hormônios da gestação, que "amolecem" o corpo para que ele possa se abrir, dando espaço para o crescimento e nascimento do bebê e também quando ocorre laceração perineal no parto. Mas mesmo assim não é normal ter incontinência. Seu corpo está dando um sinal de que esta musculatura está fraca, flácida, e precisa ser trabalhada.
Porém os sintomas tendem a desaparecer após algumas semanas do parto, dando a falsa impressão de que está tudo resolvido, mas isso não é verdade. Sua musculatura continua flácida e ainda precisa ser trabalhada. Os sintomas passaram por que os hormônios que ressaltavam o problema não estão mais circulando em seu organismo e a lesão no perineo já cicatrizou. Então quando a mulher apresenta a incontinência durante a gestação e pós-parto e não trata, ela provavelmente vai aparecer novamente e ainda mais intensa, provavelmente numa outra gestação ou na menopausa.
A preparação para o parto com a dança do ventre ajuda a mulher a conhecer seu corpo e ter um parto ativo, o que reduz os danos ao períneo no parto, prevenindo a incontinência urinária decorrente de lesões perineais.
Então mulheres, vai a dica:
Dancem para gestar, dancem para parir, dancem para engravidar, dancem para celebrar a vida!

2 comentários:

  1. Querida Tati, gostei muito do vídeo e dançar na gravidez vai fazer diferença na hora do parto,trazendo mais prazer para aquele momento.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola querida. Com certeza a dança do ventre ajuda no parto! Tenho recebido relatos lindos... E o melhor é que também ajuda a engravidar! rs. Bjos

      Excluir