sábado, 14 de janeiro de 2012

EPI-NO ajuda a evitar lacerações no períneo e episiotomia



Este interessante aparelho alemão tem ajudado mulheres a evitar lacerações do períneo durante o parto. Ele foi desenvolvido para trabalhar o fortalecimento e o alongamento perineal a fim de prevenir disfunções e preparar o períneo para o parto.

O epi-no é um aparelho composto por um balão de silicone conectado com um medidor de pressão que permite o monitoramento do desempenho do treinamento. Este balão é introduzido na vagina e vai sendo inflado lentamente, proporcionando o alongamento de períneo e simulando a cabeça do bebê.

Ele promove o alongamento da musculatura de forma gradual, o que reduz as chances de laceração no parto, facilitando também a recuperação da musculatura e tecidos no pós-parto. Promove também a consciência corporal, simulando a expulsão do bebê, o que é outro excelente benefício do aparelho, pois esta experimentação da expulsão e melhora da consciência corporal dá mais segurança e controle para a mulher no momento do expulsivo.

Ele deve ser utilizado a partir de 34 semanas de gestação. O ideal é que seja utilizado todos os dias, para que se consiga um alongamento progressivo da musculatura. Seu uso deve ser orientado por um profissional especializado, como por exemplo, a fisioterapeuta obstétrica, que irá ensinar a melhor maneira de utilizá-lo e como fazer a expulsão correta, associando respiração e posionamento.
        Infelizmente ele é dificil de ser encontrado no Brasil. Existe apenas uma empresa que importa (http://epi-no.com.br/http://epi-no.com.br/e em alguns lugares é possível alugar o aparelho.
       Uma boa opção para quem não quer comprar o aparelho e deseja se preparar para o parto e até mesmo para quem tem o aparelho e gostaria de orientação para utilizar da melhor forma, são as sessões especiais para preparação para o parto com epi-no no Espaço AberttoNestas sessões são trabalhadas a consciência do períneo e da dinâmica de expulsão do bebê, associando a respiração e posições que facilitam esta dinâmica, para que no momento do nascimento a mulher saiba como fazer a força e associa-la à respiração para evitar a laceração do períneo e proporcionar um período expulsivo mais curto. Este treinamento além de preparar o períneo para o parto proporciona mais segurança e tranquilidade durante o parto.

“O epi-no te dá mais controle da musculatura e te ensina como fazer o expulsivo. Eu comecei a usar com 30 semanas porque antes de engravidar eu havia passado por 6 cirurgias próximas ao períneo e tinha fibroses na cicatriz. Eu usava o epi-no diariamente, até o dia do parto, o que me fez me sentir muito mais segura e me deu mais consciência do corpo e controle na hora do expulsivo. Não tive nenhuma laceração”.
Luciana Aleixo, mãe da Sarah


Para mais informações entre em contato com agente.
thatianebm@yahoo.com.br ou (11) 96422-5000
(falar com Thatiane Menendez - fisioterapeuta)

5 comentários:

  1. Oie Thati!! já tinha lido sobre o epi-no é bem interessante mesmo, vc sabe onde comprar no Brasil? já procurei e não achei para venda, Obrigada, bj.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil me parece que tem um lugar em Curitiba, mas não tenho certeza pq todo mundo que conheço comprou fora do Brasil... Vc consegue alugar por aki das mães que compraram no exterior e já usaram.

    ResponderExcluir
  3. Mulheres! agora temos o EPI-NO no Espaço Abertto também! Oferecemos para aluguel ou sessões com a fisioterapeuta. Para mais informações entre em contato:
    (11)6422-5000

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Gostaria de saber qual o valor do aluguel do Epi-no e também o valor da sessão com a fisioterapeuta. Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Ola. tudo bem?
    Por favor me envie um e-mail ou entre em contato pelo telefone 96422-6000,para que eu te passe as informações. Estou aguardando seu contato.
    Thatiane

    ResponderExcluir