quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quem é a doula?

Ultimamente tem se falado muito sobre as doulas...mas quem são elas? O que elas fazem? Por que ter uma doula?
Às vezes me parece que as doulas são quase fadas, ou bruxas, ou seres de outro plano. Outras vezes eu tenho certeza que são. Embora estejam disfarçadas de fisioterapeutas, psicólogas, estudantes de obstetrícia, antropólogas, terapeutas, biólogas, filósofas e coisas assim.
Mas na verdade doulas são mulheres que estudam mmmmto e mmmmmto, que mergulham fundo no entendimento da gestação, do parto e do nascimento. Mulheres que se dedicam a poiar e acolher a gestante durante o parto. Mulheres que estão presentes e atentas seja no parto em casa, no hospital ou na casa de parto.
Doula é a mulher que acompanha a outra mulher no seu parto, que dá apoio, que acolhe, que acredita na capacidade da gestante de dar a luz. Doula é aquela que te olha nos olhos quando você mais precisa e sem dizer uma palavra te diz tudo e te inspira confiança e faz você acreditar em si mesma. É aquela que oferece a mão, o braço, o ombro, o corpo todo para apoiar a mulher que pari e ajudar ela a encontrar uma posição de conforto. É aquela que faz massagem para aliviar a dor das contrações, que prepara um banho bem quentinho e se molha toda fazendo massagem em baixo do chuveiro.
Doula é aquela que sai correndo no meio da madrugada, que pára tudo o que esta fazendo e sai vaio de coração aberto para acolher e ajudar a mulher que traz uma nova vida ao mundo. É aquela que mesmo já tendo acompanhado mil nascimentos, se emociona e explode de alegria toda vez que nasce um bebê. Doula é uma mulher que entende a outra mulher.
Doula é aquela que te apoia e que te faz sentir segura e confiante, que te lembra que você consegue.
A doula não realiza qualquer procedimento médico e não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Ela também não discute os procedimentos da equipe e as decisões da mulher. A doula oferece acolhimento, conforto, massagem e apoio.
Pode até ser que ela realmente seja uma fada, uma bruxa ou algo sim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário