domingo, 2 de setembro de 2012

O parto e as luas


A lua desde sempre intriga a humanidade, com seu brilho que ilumina a noite e seus mistérios. Há quem diga que as fases da lua interferem nos ciclos menstruais das mulheres e na gestação. Há também quem diga que é tudo uma bobagem. Embora muitos médicos e cientistas se façam esta pergunta, ainda não temos pesquisas que comprovem ou não esta teoria, mas muitos médicos afirmam acontecer um número maior de nascimentos nas viradas de luas e na lua cheia.
Uma coisa é certa: a lua provoca mudanças em diversos elementos na Terra, principalmente nos elementos fluídos como, por exemplo, as marés. Como nosso corpo é composto por 60% de água, acredita-se que da mesma forma que as fases da lua influenciam os ciclos das marés, também teriam algum efeito sobre nosso organismo. Isso ocorre devido a uma força magnética exercida pela lua sobre a Terra.
Cada fase da lua dura de 7 a 8 dias, sendo que seu ciclo completo leva 28 dias. Sendo assim, o mês no calendário lunar teria apenas 28 dias e ciclo gestacional também seguiria esta mesma contagem, sendo contados 9 ciclos lunares e não nove meses, ou seja, a gestação dura em média 280 dias, o que corresponde a 10 meses lunares.
Como calcular a data do parto pela lua?
Para calcular a data provável do parto segundo o calendário lunar primeiro você precisa descobrir qual era a lua no dia da fecundação. Encontrada a lua da fecundação conte mais 9 luas. Por exemplo: Se a fecundação aconteceu na lua nova, conte 9 luas novas. Na virada para a nona lua nova é a data provável do seu parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário